domingo, 28 de junho de 2009

USANDO O TEMPO PARA DEUS E PARA OS OUTROS


I – REFLEXÕES SOBRE O TEMPO
a) Sua natureza.
O que é o tempo? Eis uma pergunta interessante. Aparentemente óbvia demais, porém, ao pensarmos bem a respeito percebemos que o tempo é algo bem estranho.


Aurélio Agostinho, 354 – 430. Teólogo, filósofo, nascido em Tagaste, próximo de Hipona, na então província romana de Numídia, na África romana, hoje Suk Ahras, na Argélia.
"Se ninguém me pergunta, eu sei o que é; mas se eu desejasse explicá-lo a alguém, simplesmente não seria capaz”.

O tempo, à semelhança do espaço, é uma dimensão e não uma força. Nós sempre dizemos: "o tempo passa rapidamente". Errado. O correto é: "O tempo permanece, nós passamos". (Sl 90.9-10)

b) A brevidade da vida.
O tempo é uma categoria da existência que limita o homem e o sujeita de forma inescapável. Nossa vida está afetada pela condição temporal. A Bíblia nos fala de nossa limitação nos alertando para o fato de que nossa vida passa rapidamente.
“Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.” (Sl 90.10)

c) “Dias agitados”.
A vida moderna evidentemente vai exigir que sejamos mais ágeis e façamos o máximo de tarefas em um mínimo de tempo possível. As pessoas sempre estão apressadas e muitas vezes sem mesmo refletir o motivo de sua pressa. Torna-se algo automático. O resultado disso tudo é que acabamos não utilizando nosso tempo de forma equilibrada. Tornamos-nos agitados por tantas coisas e acabamos esquecendo às vezes de dedicarmos tempo a coisas que são de suma importância para nós.


II – USANDO O TEMPO PARA DEUS
a) Gastando tempo com Deus.
Nos dias agitados que vivemos tem sido muito comum os crentes não utilizarem seu tempo de forma que esteja priorizando sua relação com Deus. É necessário que estejamos gastando tempo com o Senhor. Em Lc 10.30-42 está registrado a visita de Jesus às irmãs Marta e Maria. Vemos ali que enquanto Marta encontrava-se agitada nos afazeres domésticos, Maria utilizava aquele precioso tempo para estar aos pés de Jesus aprendendo dele. Temos que saber organizar o nosso tempo de modo que tenhamos tempo para a nossa vida espiritual.
Vemos algo interessante em Jesus na utilização de seu tempo. Ele fez muito em apenas três anos de ministério; curou enfermos, pregou muitas vezes, debateu com os fariseus, teve momentos a sós com seus discípulos. Estava sempre sendo procurado pelas multidões. Mesmo com um ministério tão intenso ele frequentemente buscava ter momentos de oração a sós com o Pai, (Mt. 14.23; 26.36; Mc 1.35; Lc 5.16; 9.18; 11.1).

b) Gastando tempo para Deus.
Gastar tempo para Deus é justamente aproveitarmos à oportunidade que o Senhor concede para trabalharmos em sua obra.


III – USANDO O TEMPO PARA OS OUTROS
a) Gastando tempo nos relacionamentos – amizade, família, casamento, igreja.
Todo relacionamento necessita que estejamos dedicando tempo a ele, este é um fator primordial para o companheirismo, o conhecimento mútuo e a correspondência de sentimentos.
Os casais, por exemplo, é necessário que valorizem seus momentos, tenham tempo um para o outro, tempo para conversar, para saírem juntos, etc.
A relação pais e filhos também não pode menosprezar esse princípio. Os pais perdem muito quando não sabem valorizar o seu tempo de modo a dar atenção a seus filhos. Procure ter um tempo especial para cada um de seus filhos. Saia a sós com ele ou ela.

b) Gastando tempo consigo.
Você também não pode esquecer de si mesmo. Todos nós necessitamos de um tempo só nosso, e não estou me referindo aqui a estar a sós com Deus em oração.



IV – ALGUMAS DICAS PARA UTILIZAR BEM O TEMPO.
1. Cultive a pontualidade. “Não sejais vagarosos no cuidado”, Rm 12.11. A pontualidade indica caráter, compromisso com DEUS e valorização do outro que está à espera.
2. Não utilize seu tempo em coisas fúteis. Cuidado com aquilo que facilmente rouba seu tempo e você não percebe, como internet e conversas não edificantes.
3. planeje seu tempo. Faça um planejamento de como você irá utilizar as horas de seu dia. Planeje seu futuro, estabeleça um alvo dentro da vontade de Deus, saiba quanto tempo será necessário para atingi-lo.


CONCLUSÃO: O tempo é dádiva de Deus, Sl 90.12. O Tempo é presente de DEUS para nós, para que o aproveitemos de maneira a agradá-lo, sempre nos dispondo para o serviço que nos foi proposto.

“Deus pede estrita conta do meu tempoÉ forçoso do meu tempo já dar conta;Mas como dar sem tempo tanta conta,Eu que gastei sem conta tanto tempo?
Para ter minha conta feita a tempo,Dado me foi bom tempo e não fiz conta,Não quis, sobrando tempo, fazer conta,Hoje quero fazer conta e falta tempo
Ó vós que tendes tempo sem ter conta,Não gasteis esse tempo em passatempo,Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta.
Mas, oh! Se os que contam com esse tempoFizessem desse tempo alguma conta,Não chorariam como eu o não ter tempo.”


Laurindo Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário